July 2017

Date: 2013-12-03 14:00

Place: Auditório do CCSL  |  City: São Paulo, República Federativa do Brasil

ABSTRACT

A crio-microscopia eletrônica (crio-ME) é uma técnica que permite a obtenção de imagens de alta resolução à partir de amostras biológicas preservadas em gelo amorfo. Essa técnica foi inventada na década de 80 (ref1) e ainda está em pleno desenvolvimento. Ela dá acesso à informação 3D através do uso simultâneo de múltiplas imagens 2D contendo várias vistas do objeto de interesse. Estas imagens são combinadas para formar uma reconstrução tridimensional que fornece informações importantes para a compreensão do funcionamento de macromoléculas como proteínas, vírus e organelas, todas estas envolvidas em processos biológicos fundamentais. No entanto, a maior dificuldade na aplicação desta técnica está no elevado nível de ruído presente das imagens (90%), o que impede a utilização de qualquer um dos algoritmos de segmentação de imagem existentes. Nesta apresentação será dada uma visão global da técnica e dos métodos computacionais utilizados atualmente para a extração de informação 3D à partir de imagens 2D.

SHORT BIOGRAPHY

Leandro Farias Estrozi,, possui graduação em física (1998) e doutorado em física computacional pelo Instituto de Física de São Carlos (2003). Atualmente é pesquisador do "Centre National de la Recherche Scientifique" (CNRS-França). Tem experiência nas seguintes áreas: computação científica, processamento de imagens e reconstrução 3D a partir de imagens de crio-microscopia eletrônica. É especializado nos seguintes temas: funções adaptadas à simetria (SAFs), "Fast Projection Matching (FPM)", esqueletização (skeletonization) e diagramas de Voronoi.

Address
Rua do Matão, 1010 - Cidade Universitária Armando Salles de Oliveira, Butantã, São Paulo - SP, 05508-090, República Federativa do Brasil

Powered by iCagenda