Seminário de Data Science: Spectral Remapping for Image Downscaling

Seminário de Data Science (Image Processing)

Palestrante: Manuel Menezes de Oliveira Neto (UFRGS) Data: 31/08/2018
Horário: 14h
 Local: Auditório Jacy Monteiro Título: Spectral Remapping for Image Downscaling Resumo: I will present an image downscaling technique capable of appropriately representing high-frequency structured patterns. Our method breaks conventional wisdom in sampling theory -- instead of discarding high-frequency information to avoid aliasing, it controls aliasing by remapping such information to the representable range of the downsampled spectrum. The resulting images provide more faithful representations of their original counterparts, retaining visually-important details that would otherwise be lost. Our technique can be used with any resampling method and works for both natural and synthetic images. I will demonstrate its effectiveness on a large number of images downscaled in combination with various resampling strategies. By providing an alternative solution for a long-standing problem, our method opens up new possibilities for image processing. This is joint work with Eduardo S. L. Gastal. Short Bio: Manuel Menezes de Oliveira Neto é Professor Associado do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ele obteve seu doutorado pela University of North Carolina at Chapel Hill, Estados Unidos, em 2000. Antes de ingressar na UFRGS em 2002, foi Professor Assistente no Departamento de Ciência da Computação da State University of New York at Stony Brook (2000 a 2002). Durante o ano acadêmico 2009-2010, foi Visiting Associate Professor no MIT Media Lab. Seus interesses de pesquisa incluem computação gráfica, processamento de imagens, fotografia computacional e visão (tanto humana como de máquina). Nessas áreas, ele desenvolveu diversas técnicas, incluindo mapeamento de textura de relevo (relief texture mapping), técnicas de filtragem de imagens e vídeos em tempo real em espaços de alta dimensionalidade, algoritmos eficientes para a transformada de Hough, novos modelos baseados em fisiologia para a percepção de cores e para o reflexo pupilar à luz, e novas técnicas interativas para avaliação de acuidade visual. O Professor Manuel é Conferencista Senior da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) na área de Computação Gráfica. Foi co-chair do comitê de programa do ACM SIGGRAPH Symposium on Interactive 3D Graphics and Games 2010 (I3D 2010) e co-chair do comitê organizador do ACM I3D 2009. Ele é membro do Comitê Técnico TC1-89 da CIE (Comissão Internacional sobre Iluminação). Foi co-chair dos comitês de programa do SCGVRIP 2014 (parte do CLEI 2014), WSCG 2013, e SIBGRAPI 2006. Recebeu o ACM Recognition of Service Award em 2009 e em 2010, e o Prêmio Pesquisador Gaúcho, em 2016, conferido pela FAPERGS, na categoria Pesquisador Destaque em Matemática, Estatística e Computação. Todos são bem-vindos!